Nosso espaço pet



Como manter seu pet saudável?


Um bichinho de estimação pode não ser uma criança, mas um pet também precisa de muitos cuidados e tutores bem informados para estar sempre saudável e feliz, não é mesmo? E para quem não tem anos de experiência, as dicas a seguir podem ajudar a manter os cuidados mais importantes no dia a dia. Confira!


Conheça a raça do seu pet

Sabia que existem mais de 400 raças de cachorros no mundo? De gatos, são mais de 200. Assim, é bom saber qual é a raça – ou a não-raça – do seu bichinho para que você possa entender melhor como o organismo dele funciona, já que muitas delas precisam de cuidados especiais. É o caso dos Bulldogs, por exemplo, que apresentam alta incidência de problemas respiratórios por causa do focinho achatado, ou os daschunds, que costumam ter problemas de coluna.

Visite o veterinário regularmente

Bichinhos de estimação têm expectativa de vida muito menor que a nossa e envelhecem muito mais rapidamente, e é por isso que é tão importante manter o acompanhamento de um especialista. O Check-up pode detectar doenças ou problemas em estágios prematuros, quando o cão ou gato ainda nem apresenta sintomas. Além disso, a rotina no veterinário ajuda a manter a vacinação em dia e também o uso de vermífugos, que impedem o aparecimento de parasitas.

Higiene

Parece óbvio, mas não é. Além de banhos regulares, é preciso manter as orelhas limpas, unhas cortadas e o pelo escovado. Além disso, algumas raças precisam de cuidados específicos, e é importante não negligenciá-los. A saúde bucal também é essencial, já que infecções que começam na boca podem se espalhar pelo corpo todo e causar grandes danos à saúde. Escove os dentes do seu cãozinho pelo menos duas vezes por semana e, a qualquer dúvida, consulte o veterinário.

Treinamento comportamental

A educação do bichinho não é importante só para te manter mais tranquilo e a casa mais em ordem; eles também se beneficiam da imposição de limites e de uma boa educação, assim como as crianças. Ensine-o desde cedo e, se o pet é “impossível”, não hesite em contratar os serviços de um adestrador.

Alimentação adequada

Balancear os nutrientes que o seu pet recebe é fundamental para uma vida saudável, tanto quanto para os humanos. Mantenha-o em uma dieta adequada à sua idade, tamanho, raça e nível de exercícios. Busque a opinião de um especialista para saber qual é a mais indicada para o seu companheiro – quanto mais saudável for o seu bichinho, mais feliz e ativo e será.



Veja também


Entenda a linguagem corporal do seu pet
A Linguagem do seu pet é única e nos diz muito. Conheça o que o cada expressão corporal, facial ou sonora do seu cão quer dizer.
Saiba mais
Quais as vacinas obrigatórias para o seu pet?
A vacinação e a melhor forma de proteger cães e gatos contra doenças infecciosas, causadas por vírus, bactérias e outros microrganismos
Saiba mais
Castrar? Por que?
Castrar um animal de estimaçao é um tema que continua gerando dúvidas, muitas delas por causa de falsas crenças a respeito desse assunto.
Saiba mais



Telefone:

(48) 3535 1010

WhatsApp:

(48) 99161 3718

Endereço:

Rodovia SC 108, KM 436 nº sn
Bairro Último Rio - Jacinto Machado
Santa Catarina - Brasil
CEP: 88950 000

Siga-nos:



Todos os direitos reservados Elleve Pet | Desenvolvimento Micronec Agência