Nosso espaço pet



Com que frequência seu pet deve tomar banho?


O banho é necessário para a maioria dos cães. Mas se não for dado corretamente pode irritar a pele, danificar os folículos capilares e aumentar o risco de infecções bacterianas ou fúngicas.

A melhor frequência de banho depende da “razão por  detrás do banho”. Cães saudáveis que passam a maior parte do tempo dentro de casa podem tomar banho com menos frequência. Uma vez a cada 15 dias ou por mês pode ser suficiente, dependendo da raça (como cães de pelagem curta). Por outro lado, o banho freqüente é uma parte crítica do gerenciamento de algumas condições médicas, como alergias de pele.

Como saber quando dar banho nos cães?

Com que frequência você deve lavar o seu cão depende de uma série de fatores, incluindo  saúde, raça, pelagem, nível de atividade, bem como onde essas atividades estão ocorrendo (se dentro ou fora de casa).
Se o seu cão entra na sala e você é capaz de sentir o cheiro dele, leve-o para o banho! Se o seu cão estiver coberto de sujeira ou lama seca, uma escovação completa seguida de um banho, geralmente é a sua melhor opção.

Outras dicas

  • Se o cão for agitado, lave primeiro o corpo e, por último, a cabeça (e delicadamente).
  • Só porque um shampoo diz “sem lágrimas” ou “livre de lágrimas”, não o coloque diretamente nos olhos do animal.
  • Se o seu cachorro tem alergias ou faz algum tipo de tratamento, pergunte a frequência do banho ao veterinário.

Como saber quando dar banho nos gatos?

Os especialistas não recomendam dar banhos no gato de maneira contínua. A não ser que seja extremamente necessário, como nos casos em que o animal se sujou com produtos tóxicos, o banho não é motivo de urgência.

Nas outras situações, contanto que o gato esteja saudável e sua pelagem esteja em boas condições, bastará a sua higiene cotidiana, feita com lambidas.

Alguns especialistas recomendam dar banho em um gato a cada 5 ou 6 meses. Outros aconselham fazer isso a cada 5 semanas. Mas o tempo entre um banho e outro é diretamente proporcional à reação da pele e a pelagem do animal.



Veja também


Entenda a linguagem corporal do seu pet
A Linguagem do seu pet é única e nos diz muito. Conheça o que o cada expressão corporal, facial ou sonora do seu cão quer dizer.
Saiba mais
Quais as vacinas obrigatórias para o seu pet?
A vacinação e a melhor forma de proteger cães e gatos contra doenças infecciosas, causadas por vírus, bactérias e outros microrganismos
Saiba mais
Castrar? Por que?
Castrar um animal de estimaçao é um tema que continua gerando dúvidas, muitas delas por causa de falsas crenças a respeito desse assunto.
Saiba mais



Telefone:

(48) 3535 1010

WhatsApp:

(48) 99161 3718

Endereço:

Rodovia SC 108, KM 436 nº sn
Bairro Último Rio - Jacinto Machado
Santa Catarina - Brasil
CEP: 88950 000

Siga-nos:



Todos os direitos reservados Elleve Pet | Desenvolvimento Micronec Agência