O banho é necessário para a maioria dos cães. Mas se não for dado corretamente pode irritar a pele, danificar os folículos capilares e aumentar o risco de infecções bacterianas ou fúngicas.
A melhor frequência de banho depende da “razão por detrás do banho”. Cães saudáveis que passam a maior parte do tempo dentro de casa podem tomar banho com menos frequência. Uma vez a cada 15 dias ou por mês pode ser suficiente, dependendo da raça (como cães de pelagem curta). Por outro lado, o banho freqüente é uma parte crítica do gerenciamento de algumas condições médicas, como alergias de pele.
Como saber quando dar banho nos cães?
Com que frequência você deve lavar o seu cão depende de uma série de fatores, incluindo saúde, raça, pelagem, nível de atividade, bem como onde essas atividades estão ocorrendo (se dentro ou fora de casa). Se o seu cão entra na sala e você é capaz de sentir o cheiro dele, leve-o para o banho! Se o seu cão estiver coberto de sujeira ou lama seca, uma escovação completa seguida de um banho, geralmente é a sua melhor opção.
Outras dicas
- Se o cão for agitado, lave primeiro o corpo e, por último, a cabeça (e delicadamente).
- Só porque um shampoo diz “sem lágrimas” ou “livre de lágrimas”, não o coloque diretamente nos olhos do animal.
- Se o seu cachorro tem alergias ou faz algum tipo de tratamento, pergunte a frequência do banho ao veterinário.
Como saber quando dar banho nos gatos?
Os especialistas não recomendam dar banhos no gato de maneira contínua. A não ser que seja extremamente necessário, como nos casos em que o animal se sujou com produtos tóxicos, o banho não é motivo de urgência.
Nas outras situações, contanto que o gato esteja saudável e sua pelagem esteja em boas condições, bastará a sua higiene cotidiana, feita com lambidas.
Alguns especialistas recomendam dar banho em um gato a cada 5 ou 6 meses. Outros aconselham fazer isso a cada 5 semanas. Mas o tempo entre um banho e outro é diretamente proporcional à reação da pele e a pelagem do animal.